sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pirâmide Alimentar do Conhecimento


Criação de professora Fládia Carneiro, a Pirâmide Alimentar do Conhecimento tem o propósito de instruir os visitantes da Biblioteca da EEM Monsenhor José Augusto da Silva sobre o meio e a forma de "consumo" do conhecimento. Funciona ainda como uma dica de organização para uma rotina  balanceada de estudo.
Na base da pirâmide concentram-se os "alimentos" ricos em conhecimento. Os LIVROS que devem ser saboreados sem restrições e com variedade, por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maior quantidade. Em seguida, encontramos o grupo das pesquisas, redes e computadores, a INTERNET que fornece informações, atualizações e dicas. Este item serve como complemento, é importante lembrar que seu consumo deve ser feito com cuidado e responsabilidade.
No terceiro nível da pirâmide estão fontes de diversão e informação, REVISTAS e GIBIS oferecem descontração sem tirar o foco do conhecimento e são aliados na fortificação da nossa base. No topo tem a TV que muitas vezes é vista como vilã, mas é só saber escolher bem a programação e ela será uma aliada na construção do saber, mais uma vez deve-se fazer uso de responsabilidade e de cuidado no seu consumo.
Fica a dica em nosso blog, na biblioteca porém, passaremos alguns dias sem este artefato pois sua estrutura de vidro havia sido emprestada gentilmente pelos alunos do 3º Ano Hospedagem da EEEP Monsenhor Expedito. Contudo, logo logo ela estará de volta numa nova roupagem e com o mesmo intuito de tornar o conhecimento mais atrativo e dinâmico a todos.
E lembre-se tudo deve ser consumido com parcimônia e isto inclui as informações, não exagere no final de semana, ficar tempo demais na internet ou na TV rouba de você um tempo que poderia ser dedicado à família e aos amigos.





2 comentários:

  1. o primeiro nos pede atençao e o segundo nos pede observaçao e raciocinio logico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostamos muito dos jogos e inigmas,que nos ajudaram a refletir melhor

      Excluir