quarta-feira, 14 de março de 2012

Viva a poesia nossa de cada dia...

Há 165 anos nascia Castro Alves que revolucionou a arte literária com sua poesia em defesa dos negros e da liberdade. Pois bem, em homenagem ao grande “poeta dos escravos” o dia da poesia se faz em nosso pais tão cheio de misturas e musicalidade.
Cantemos então versos e rimas, festejemos a poesia do nosso dia a dia no dia da poesia!
"A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais."
Voltaire

"A poesia é o eco da melodia do universo no coração dos humanos."
Rabindranath Tagore

Mais que tudo, poesia é tudo aquilo que a gente escolhe ser poesia!
Hoje a Escola Monsenhor José Augusto da Silva festeja a ocasião em grande estilo com uma produção de Camila Aragão do 2º ano C que escolheu transformar a perda de sua mãe em poesia.

MÃE

Minha mãe querida
Você sempre vai ser
E sempre será
A coisa mais importante da minha vida

Nunca compreendi
Porquê você foi embora
Não consigo nem entender
O que será de mim agora?

Você me deixou bastante saudade
Mas uma esperança de te encontrar
E penso muito na minha felicidade
Peço a Deus a você para sempre me abençoar

Não quero que você me esqueça
Porque eu nunca vou lhe esquecer
Seja por tristes ou alegres barreiras
Que eu sempre vou compreender

Lembro de como você era fascinante
Como você falava
Das coisas interessantes
E que sempre escutava

Você sempre dizia
Que eu era uma filha querida
E que eu sempre te escutava
Nas horas mais difíceis de sua vida
Não há uma mãe mais legal
Isso eu posso afirmar
E como você tinha um alto astral
Como eu pude imaginar

Quando eu descobri então
Que você tinha uma doença grave
Chorou e sofreu tanto meu coração
E que me mostrou uma grande infelicidade

O tempo passou
E meu mundo desmoronou
Mas você não se acabou
Apenas viajou

Preciso seguir minha vida
Mas com minha mãe no coração
Não posso ficar esquecida
Apesar de sentir solidão

Minha vida não foi tão fácil
Depois que você faleceu
Humilhações, desprezos e fracasso
Foi o que minha pessoa recebeu

Você foi embora
Mas em mim ficou
Meu coração agora chora
De saudade que você deixou

Camila Aragão

Não sou alegre nem sou triste: sou poeta”
Cecília Meireles

E como a poesia se faz do instante e no instante, o Brasil é rico em poetas, fica como dica a naturalidade objetiva de Manuel Bandeira, o requinte e a quase perfeição de Olavo Bilac, a sutileza e harmonia de Cecília Meireles e também a simplicidade que faz a diferença de Mário Quintana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário