segunda-feira, 23 de abril de 2012

Olá pessoal do 2º ano A! Tudo bem com vocês? Hoje nosso momento de leitura será para visitar A CASA DE RUBEM ALVES, que tal? Então, após saborear "O prazer da leitura", gostaria que deixassem um comentário nesta postagem no blog da Escola.

Siga o link 
http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm

Um abraço a todos e boa leitura!

Professora Ivânia Lima

5 comentários:

  1. Durante sua infância, enfrentou os problemas comuns ocasionados pelas frequentes mudanças de estados e de escolas. Tais mudanças influenciaram sua atitude de introspecção que o levou à companhia dos livros e ao apoio da religião, base de sua educação.

    Presbiteriano, tornou-se pastor. Teve três filhos, e entrou numa crise de fé decorrente de um problema de saúde na família, tendo assim de abandonar o pastorado. Apóstata do cristianismo, tornou-se crítico da religião organizada. De volta ao mundo secular, tornou-se escritor e acadêmico.

    Bacharel e Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras, Minas Gerais, no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito. Tem um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias. Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.

    Com formação eclética, transita pelas áreas de teologia, psicanálise, sociologia, filosofia e educação. Após ter lecionado em universidades, hoje tem um restaurante (a culinária é uma de suas paixões e tema de alguns de seus textos), vive em Campinas, onde mantém um grupo, chamado Canoeiros, que encontra-se semanalmente para leitura de poesias.

    Sua mensagem é direta e, por vezes, romântica, explorando a essência do homem e a alma do ser. É algo como um contraponto à visão atual de homo globalizadus que busca satisfazer desejos, muitas vezes além de suas reais necessidades.

    "Ensinar" é descrito por Alves como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. É como a vida de um palhaço que entra no picadeiro todos os dias com a missão renovada de divertir. Ensinar é fazer aquele momento único e especial. Ridendo dicere severum: rindo, dizer coisas sérias[2] Mostrando que esta, na verdade é a forma mais eficaz e verdadeira de transmitir conhecimento. Agindo como um mago e não como um mágico. Não como alguém que ilude e sim como quem acredita e faz crer, que deve fazer acontecer.

    Em alguns de seus textos, cita passagens da Bíblia, valendo-se de metáforas. No site A Casa de Rubem Alves encontram-se releituras e discussões de suas obras.

    É cidadão honorário de Campinas onde recebeu a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.

    aluno: yvo,valdir
    serie:2 "a"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom foi muito legal a leitura de hoje qostei muito de poder visitar "A CASA DE RUBEM ALVES" e descobrir como realmente é a leitura como ela pode ficar prazerosa com apenas algumas horas.Ler é um dom que nem todos tem ler é saber Interpretar, eu nao vou negar que ler é o meu tempo preferido a nao ser que o livro seja de romance ai sim eu largo tudo pra poder embarcar naquela linda história de amor entao é esse o meu simples comentario de leitura. ALUNA: ISABELLE REIS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este é um daqueles livros que você ler, lembra do passado e tem vontade de sair contando pra todo mundo. É muito bom. Eu li e recomendo!

    ResponderExcluir