segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nossa escola na OBA XV


 
A EEM Monsenhor José Augusto da Silva participa pelo primeiro ano na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaútica (OBA) que se encontra em sua 15ª versão, também decidiu participar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ambos os eventos organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) que tem como objetivo estimular o interesse dos alunos pela Astronomia, Física e Ciências afins (Matemática, Química, Biologia, Filosofia, Geografia) de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas.

A escola assumiu, sob coordenação do professor Jean Marcelo Balbino, o desenvolvimento de oficinas e outras atividades como um de seus projetos olímpicos. A OBA e a MOBFOG estão abertas a alunos dos três anos do Ensino Médio, até o momento se conta com a presença de 80 alunos, sendo que 85% daqueles inscritos concentram-se nas turmas de 1º anos dos três horários que a escola funciona e  tendo a participação de 15 % de alunos dos 2º e 3º Anos que auxiliam o professor e aproveitam para fazer novas descobertas sobre as ciências em questão.
Abertura das oficinas com a presença da Sra. diretora Ana Paula e o prof. Jeam Marcelo
 
Acerca de um mês as aulas de Física e as oficinas de Astronomia têm ocorrido todas as quartas-feiras à noite e sábados pela manhã (lançamento de Foguetes). São acumuladas 5horas/semanas de atividades extra classe e mesmo não tendo as instalações desejadas pretendemos ampliar o projeto para dois turnos.

Atividades já realizadas:

 * Palestra e percepção do Filme  Origem do Universo
 * Oficinas de confecção e lançamento de foguetes

 * Analogia das medidas de espaço do Universo




 Fiquem de olho nas datas a seguir:

Quarta, 1º/05 - exibição do Filme O Céu de Outubro às 18h 30min (a renda da bilheteria será convertida na confecção de camisetas do projeto)
* Conceitos e práticas a serem trabalhados na oficina dessa noite:
 @Relógio Solar (construção) e Cálculo da Massa da Lua.

Ocorrerá a prova da OBA (fase única) no dia 10/05/13, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada até o dia 10/05/13 e consiste no lançamento de foguetes.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Física no LEI

Hoje, 25/04/2013, estiveram no Laboratório de Informática alunos do 1ºB com a missão de desvendar os mistérios da Física.

A atividade foi direcionada pelo professor Jean Marcelo, com a cooperação da professora Iris Jeannita. 

Os jovens desta turma tinham a tarefa de "descobrir" os caminhos das Leis de Newton e os encantos dos astros do nosso Sistema Solar em questões criativas e desafiadoras.

A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem
 segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. 
Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
Isaac Newton

Aulas de NTPPS no LEI

Durante este mês está sendo trabalhada na disciplina de Núcleo, Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) a temática Família e mais precisamente nesta última quinzena estão sendo desenvolvidos exercícios de pesquisa tendo como base os Arranjos Familiares.

 

Ontem, 24/04/2013, estiveram no Laboratório de Informática para pesquisa a turma do 1ºE e ao longo da semana receberemos as demais turmas para discutirem em equipe personagens e seus arranjos familiares.

A lista apresentada pela professora é extensa e interessante (Ben 10, Naruto, Os Simpsons, Cinderela, Chris, Os Flinstones e muitos outros). Esse exercício leva ao grupo ao autoreconhecimento, à construção de argumentação para o momento da apresentação da tarefa, o diálogo entre os pares, como também saber fazer uma pesquisa com auxílio da internet.

Para refletir - tudo é passível de mudanças!


 

Reuniões Intercalares das novas turmas de 1º Ano



Teve início ontem, 24 de abril, as reuniões intercalares das turmas acompanhadas pelo Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). Essa ação tem como metodologia reunir membros dos segmentos, alunos, pais, professores e núcleo gestor para apresentação da caracterização da turma (feita pelo professor diretor da turma - PDT), avaliações preliminares do corpo docente (realizada por representantes de cada turma) e discente (feita pela congregação de professores). Ainda é objetivo dessa assembleia discutir formar de assegurar a aprendizagem nivelada e significativa para todos.
São decididos os temas a serem trabalhados na disciplina Formação para a Cidadania (FPC), componente da base diversificada do currículo.

Calendário de reuniões 
Dias
Manhã
Tarde
Noite
24/04/13
1ºA
PDT – Lorena
1ºD
PDT – Socorro
1ºG
PDT – Alis
25/04/13
1ºB
PDT - Richelly
1ºE
PDT - Cláudia
1ºH
PDT - Conceição
26/04/13
1ºC
PDT – Mazé (Port)
1ºF
PDT – Daniel
1ºI
PDT – Mazé (Soc)
 “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” 
Michael Jordan



sexta-feira, 22 de março de 2013

Curso Gratuito! Não perca esta oportunidade!!



Em nossa escola, a duas semanas foram abertas inscrições de um novo curso pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (UANE) e com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). O propósito é desenvolver o debate sobre a cultura de paz e estimular ações para promover os Direitos Humanos, através do estudo de temas como cidadania e participação, o cumprimento das leis, o direito à verdade e à Justiça.

Ao se realizar a inscrição para o curso o membro da comunidade escolar receberá (gradativamente) 13 fascículos na escola/ Laboratório de Informática com as professoras Iris Jeannita e Ana Gláucia. Ao contrário os cursistas teriam que comprar os encartes todas segundas-feiras nas bancas de jornal.

No fim do curso, os participantes realizam uma prova online composta por 20 questões. Quem atingir média seis (equivalente a 12 perguntas), recebe um certificado de extensão universitária com 120 horas/aula, emitido pela UECE.


Participantes que não alcançarem a nota mínima de certificação poderão solicitar, até 30 dias após a data da prova, um certificado de participação. Este modelo não informa carga horária, nota e ementa.

Reunião com alunos monitores

 Ontem, 21/março, ocorreu no LEI da escola reunião com os alunos monitores, recém selecionados, seus responsáveis e professoras coordenadoras dos LEI e LEC (Ana Gláucia, Iris Jeannita e Rosângela), para dar ciência da importância do trabalho voluntário para esses jovens e para a escola.
Discutiu-se as atribuições que os monitores desempenharão, horários, posturas e vantagens de ser monitor. Os pais presentes assinaram termo de responsabilidade pautado na interpretação da Lei 9608/98 assinada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso
Agora esperamos, em equipe, podermos contribuir com o trabalho e sucesso de todos desta comunidade escolar.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Certificação da Turma Com.Domínio Digital 2012

Na última terça-feira, 12 de março de 2013, ocorreu cerimônia de certificação das turmas do curso de formação profissional Com.Domínio Digital - 2012.

Foto oficial (acima), Turma Jovens Online (esquerda), Turma Jovens.Com (direita) 

Setenta e quatro jovens foram certificados nessa "noite dos muitos obrigados, saudades e expectativas" (palavras da oradora Janaína Marques).




Estiveram presentes, além dos jovens e seus padrinhos/madrinhas, as educadoras que os acompanharam durante o ano letivo de 2012 (Ana Gláucia, Crizelda e Iris Jeannita), coordenadores do projeto (Aline Abreu, Maxmiller e Sérgio Jr), parceiros e autoridades locais.


 Após cerimônia de certificação e servido um coquetel se comemorou a conquista da turma com a degustação de um delicioso bolo.
 

  O curso que funcionou na EEM Monsenhor José Augusto da Silva, funcionará agora no Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, as turmas 2012 deixaram saudades!

Resultado da Seleção de Monitores do Centro de Mutimeios

 Após dez dias envolvidos no processo de seleção de monitores para os ambientes de aprendizagem chegamos ao resultado. Segue abaixo lista dos classificados e classificáveis de cada ambiente:



AMBIENTE

CANDIDATOS CLASSIFICADOS

Turma








LEI
Ana Sara da Silva Albuquerque
2ºA
Francisco Luis de Conceição Sousa
2ºC
Francisco Wesley Pereira de Oliveira
2ºC
João Clenilson Silva de Sousa
1ºH
Valdiney dos Santos Jacinto
1ºA

CANDIDATOS CLASSIFICÁVEIS

Antônio Gabriel Moreira Silva
1ºE
Antônio Manoel Vitoriano
1ºE
Francisco Alexandre de Vasconcelos Carvalho
3ºC
Francisco Anderson de Oliveira dos Reis
1ºD
Francisco Iuri dos Reis
2ºA
OUTROS CASOS

Ane Gizelly Simplício Delmiro
DESISTENTE
Antônia Thaliz Albuquerque de Lima
NÃO COMPARECEU
Elinete Rodrigues de Alcântara
INDEFIRIDA
Francisca Tatiane Santos da Silva
NÃO COMPARECEU








LEC

CANDIDATOS CLASSIFICADOS

Antônio Manoel Vitoriano
1ºE
Francisco Ferreira dos Santos
2ºA
Maria Antônia Pereira da Silva
3ºB
Paulo Henrique Nascimento Aragão
2ºA
Thays Ferreira do Nascimento Ribeiro
2ºB
Vivian Régia Silva de Oliveira
1ºC
CANDIDATOS CLASSIFICÁVEIS

Antônio Gabriel Moreira Silva
1ºE
Antônia Sumaya da Silva Sales
3ºB
Bruna Giovana Soares
2ºA
Francisca Viviane Ferreira Paiva
1ºF
Francisco Iuri dos Reis
2ºB
Francisco Wesley Pereira de Oliveira
2ºA
Gerlene Rodrigues Ferreira

1ºB









BIBLIOTECA
CANDIDATOS CLASSIFICADOS

Francisco Sávio Moraes Xavier
3ºB
Jailson Silva Araújo
1ºA
Karolinda Albuquerque de Lima
3ºA
Terezinha Adelino de Sousa
1ºH
Valdinete dos Santos Cândido
3ºA
CANDIDATOS CLASSIFICÁVEIS

Antônia Thaliz Albuquerque de Lima
1ºD
Elânia Sousa Galeno
2ºB
Francisca Maria Brito
2ºA
Francisca Thaís Pereira dos Santos
3ºA
Leidiane Silva do Nascimento
1ºI
Leonardo dos Santos Lima
3ºA
Maria Natália de Sales Batista
3ºC
Total de inscritos = 45 alunos
14
Observação: A lista acima foi organizada em ordem alfabética e não por classificação.

Como exposto já em edital, a partir da próxima semana estaremos com nossa equipe ampliada e oferecendo formação aos mais novos membros. Queremos reforçar que aqueles que não foram classificados poderão ainda serem chamados na desistência de alguém ou na não adaptação do mesmo. 
Agradecemos a participação de todos!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Há alguns dias as turmas de 1º Ano têm escolhido seus representantes de sala. 
Mas você sabe o que faz um líder de sala?

* Representar a turma sempre que for solicitado ou necessário;

* Ser o interlocutor da turma junto à Direção, à PDT e ao Corpo Docente, levando ao conhecimento desses órgãos os problemas ou dificuldades enfrentados pela turma, coletivamente, ou por colegas, individualmente;

* Participar das reuniões do Conselho de Classe e outras, quando convocado;

* Colaborar com a manutenção da ordem e disciplina de sua turma, bem como da organização da sala de aula;

* Auxiliar os professores em sala de aula, através da busca ou devolução de material didático, do acompanhamento de alunos encaminhados à coordenação, e de quaisquer outras atividades solicitadas pelos docentes;

* Na saída da turma da sala, apagar as luzes, desligar os ventiladores e trancar a porta;

* Atuar em situações de conflito dentro da sala, promovendo o entendimento entre as partes.
 
A professora Cláudia Faustino, professora diretora de turma do 1ºE, resolveu realizar a eleição dos representantes de sua turma neste espaço virtual. Ao lado você encontrará uma enquete onde poderá fazer sua escolha.
Vote consciente e faça uma escolha para o bem da turma.

terça-feira, 12 de março de 2013

Atividade prática para seleção de monitores do LEI

Olá candidatos à monitoria do LEI!

Como dito em edital abaixo descrito, hoje ocorre a atividade prática como parte da seleção dos monitores. 

Leia as instruções com atenção e as execute
Como hoje é “Dia do Bibliotecário” à atividade está voltada para este tema. 

Clique aqui para abrir o link sobre este tema.
2º Copie a poesia que está neste site. 
3º Abra o editor de texto e cole a poesia lá. 
4º Vá ao google e baixe uma imagem que tenha alguma relação com o mesmo e insira em seu arquivo. 
5º Formate-o com fonte Times New Roman, tamanho 13, centralizado, com a figura entre o título e o texto. O título deve ter tamanho 16. 
6º Salve o arquivo com o seu nome e envie para o endereço eemmjas@gmail.com. 
7º Poste abaixo algum comentário sobre o grau de dificuldades que você sentiu ao realizar esta atividade.

Bom desempenho!